domingo, 3 de agosto de 2014

ROTEIRO  para avaliação e diagnóstico psicopedagógico

1)   Entrevista inicial ( Sara Paim- Motivo da Consulta – slides) – SAMPAIO – CHAMAT) - Slides
2)   Hora do jogo – Sara Paim (slides), CHAMAT – Alícia Fernandes
3)   Sessão EOCA com o sujeito ( Entrevista Centrada na Aprendizagem) – modalidade diferenciada da hora do jogo – slides SAMPAIO -  CHAMAT
4)   Provas Projetivas ( ver slides  e ver nos livros JORGE VISCA,  SAMPAIO E CHAMAT)
4.1 Pareja Educativa
4.2 Par Educativo Familiar
4.3 Desenho da família
4.4 Desenho da figura humana
4.5 Desenho Livre
4.6 O “Eu ideal e real”
4.7 Situação agradável e desagradável
       5) Provas Operatórias ( Piaget) - SAMPAIO
              5.1Pequenos conjuntos discretos de elementos
              5.2 Superfície
              5.3 Líquido
              5.4 Matéria
              5.5 Peso
              5.6 Volume
              5.7 Comprimento
              5.8 Seleção e classificação
      6) História Vital ( Sara Paim, SAMPAIO, CHAMAT)
      7) Provas pedagógicas – outros testes – SAMPAIO
             7.1 Caderno
             7.2 Leitura silenciosa e oral
             7.3 Escrita – atividades com pequenos textos
             7.4 Cálculo
             7.5 Sequência lógica
             7.6 Consciência fonológica ( Sônia Moojen)
       8) OBSERVAÇÃO NA ESCOLA – Eulália BASSEDAS
       9) CORPO – SAMPAIO e todo material da outra disciplina que tiveram sobre o corpo.
            8.1 Coordenação motora fina; viso-motora; lateralidade
            8.2 Esquema corporal
            8.3 Orientação temporal
            8.4 Orientação espacial
       9) JOGOS-  LINO DE MACEDO ( slides) e TÂNA MARA GRASSI ( oficinas psicopedagógicas)
     10) DSM-IV para avaliar TDAH – SAMPAIO – Luís Augusto Rohde Atenção Hiperatividade. O que é? Como ajudar? Artmed
     11) Devolução oral e escrita – ver em SAMPAIO

REFERÊNCIAS:
BASSEDAS, Eulália. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2000.
 CHAMAT, Técnicas de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clínico. na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.
GRASSI, Tânia Mara. Oficinas psicopedagógicas. Curitiba: IBPEX, 2008.
MACEDO, Lino. Quatro cores, senha e dominó.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
PAIM, Sara. Diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1992
ROHDE, Luís A. Transtorno de déficit de atenção, hiperatividade: o que é, como ajudar? Porto Alegre: Artmed, 1999.
SAMPAIO, , Simaia. Manual  prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
VISCA, Jorge. Técnicas Projetivas.
imkts

Nenhum comentário:

Postar um comentário