domingo, 10 de agosto de 2014


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1) O que é que a criança faz quando está sozinha?
Tire algum tempo para observar a criança, quando ela anda pela casa. Ela fica a olhar para a ventoinha no tecto? Fala sobre o ‘Faísca McQueen’? Balança-se no peitoril da janela? Talvez cante o ritmo de uma certa canção vezes sem conta? Se calhar, rasteja debaixo das almofadas do sofá? Se retirar 15 a 20 minutos do seu tempo para observar a criança vai encontrar imensa informação para trabalhar. Por exemplo, se a minha criança olha para a ventoinha ou para a máquina de lavar roupa, então ela é motivada por estimulação visual e coisas que giram. Se ela fala sobre o ‘Faísca McQueen’ então ela gosta de personagens de filmes e possivelmente de comédias/piadas. Se ela anda pelo peitoril da janela, então ela gosta de actividade física e equilíbrio, se ela canta ritmos de músicas, então ela gosta de música e ritmo e se ela se esconde nas almofadas do sofá, fica motivada com espaços pequenos e pressão no corpo.


2) Seja um detective!
Quanto está a trabalhar de um-para-um com a criança no Programa Son-Rise, tente fazer diferentes ou introduzir diferentes objectos e ver qual é a resposta da criança, olhe para a cara dela e para o corpo e perceba o que ela gosta ou não gosta. Se eu cantar uma música e a criança pára o que está a fazer e olha mais para mim, então cantar é uma motivação. Se eu faço de conta que caio e a criança se ri, ela gosta de patetices e de movimentos físicos grandes. Se eu faço bolas de sabão e a criança ignora-me completamente, então as bolas não são o que ela gosta mais neste momento. Se eu finjo ser o monstro das bolachas e a criança vira-se e vai fazer outra coisa, então nesse momento isso não a motiva. É tudo uma grande experiência!

3) Como é a personalidade da criança? É controladora?
Se é controladora, então deve gostar de jogos de causa-efeito em que ela controla o que você faz (e.g. ela carrega no botão no seu nariz e você finge espirrar). Se a criança tem tendência para querer saber o que vai acontecer nesse dia (e.g. pergunta quando vem o camião do lixo ou o que acontece a seguir numa história), vezes sem conta, então jogue jogos com a estrutura que ela gosta, com uma lista passo-a-passo de como tornar-se um pirata. Se é  uma criança fisicamente afectiva, então faça cócegas, aperte e abrace-a.

Divirta-se a seguir estas linhas orientadoras e seja um detective da motivação!


Da Becky


retirado de: http://blog.autismtreatmentcenter.org/

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