domingo, 17 de agosto de 2014

Muito importante!
Dowload em pdf do artigo, completo.

http://pt.slideshare.net/SAAsperger/sobrecarga-sensorial

imprima e tenha um sempre em mãos, ou leve um pra escola,
amigos familiares, são dicas importante e de grande ajuda. pois evitar sobrecarga sign... Ver mais
Foto: Dowload em pdf do artigo, completo. 

http://pt.slideshare.net/SAAsperger/sobrecarga-sensorial

imprima e tenha um sempre em mãos, ou leve um pra escola,
amigos familiares, são dicas importante e de grande ajuda. pois evitar sobrecarga significa evitar crises e colapsos #meltowns

Pessoas com Disfunção de Integração Sensorial, ou com condições associadas com a DIS como o autismo, às vezes podem entrar em um estado agudo de sobrecarga sensorial. Além disso, pessoas sem deficiência podem experimentar às vezes, uma sobrecarga sensorial, especialmente se eles têm um temperamento sensível.
 
Quando ocorrem?
A Sobrecarga ocorre quando eles tiveram muita estimulação sensorial, especialmente de um tipo que não lidam muito bem. Pense nisso como semelhante a um computador tentando processar muitos dados de uma só vez. Não é tão difícil de ajudar alguém que está sobrecarregado. Continue lendo para obter instruções detalhadas.

8- PASSOS:

1-Reconhecer o início da sobrecarga. 

 A Sobrecarga pode aparecer de diferentes maneiras em diferentes pessoas. Podem olhar como eles estão tendo um ataque de pânico, e ficando 'hiper', fechando, ou ter um acesso de raiva. Se você sabe que eles têm uma deficiência associada a problemas de processamento sensorial, pode ser mais seguro assumirem sobrecarga em oposição ao mau comportamento intencional ou ansiedade. Se eles parecem ter perdido as habilidades que eles normalmente têm, como esquecer como falar, esta é muitas vezes um sinal de sobrecarga grave. Se você conhece a pessoa bem, é mais fácil de detectar sobrecarga, pois você pode aprender os sinais particulares dela. Por exemplo, muitas pessoas autistas usam diferentes 'estimulantes', ou maneirismos motores repetitivos, em caso de sobrecarga do que em outros momentos (exemplo: balançar quando feliz e quando sobrecarregado bater as mãos), mas estes são únicos para cada indivíduo.

2
Reduzir o nível de ruído. 
Se eles estão em um local barulhento, ofereça-se para guia-los a um lugar mais calmo. Dê-lhes tempo para processar a sua pergunta e lhe responder, porque a sobrecarga tende a retardar seu processamento. Se você puder controlar o nível de ruído, por exemplo, desligar a música, faça isso.

3- Não toque evite sufocá-las. 
Muitas pessoas com problemas de processamento sensorial são hipersensíveis ao toque, e que está sendo tocado ou imaginar que estão prestes a serem tocados pode agravar a sobrecarga. Além disso, não ‘’torre” sobre eles. Se eles estão sentados ou são uma criança pequena, desça ao seu nível, em vez de parecer acima deles.

4- Não fale mais do que o necessário. 
Pergunte-lhes apenas perguntas   precisas, a fim de ajudá-los, mas não tente dizer algo reconfortante ou levá-los a falar sobre outra coisa. A fala é a entrada sensorial, e pode agravar a sobrecarga. Além disso, a sobrecarga sensorial pode, por vezes, fazer as suas próprias habilidades de fala mais pobres, e fazer falar mais um esforço para eles.

5- Se eles têm um casaco, eles podem querer colocá-lo e colocar o capuz para cima. Isso ajuda a reduzir a estimulação, e muitas pessoas acham que o peso de uma jaqueta de reconfortante. Se a sua jaqueta não está ao alcance, perguntar-lhes se eles querem que você busque. Um cobertor pesado também pode ajudar de uma forma similar.

6- Não faça escândalo de agressão. 
Algumas pessoas, quando sobrecarregado, tornar-se fisicamente ou verbalmente agressivo. Não tome isso como algo pessoal, eles não estão no controle de suas ações. Além disso, não entre em pânico. É raro para alguém que está sobrecarregado realmente causar danos graves, porque eles realmente não querem te machucar, apenas sair da situação. Na maioria das vezes a agressão física ocorre porque você tentou tocar ou coibir a pessoa, ou bloquear sua fuga.

7-  Quando eles se acalmaram um pouco, esteja ciente de que muitas vezes eles vão estar cansados e mais suscetíveis à sobrecarga por um bom tempo depois. Pode levar horas ou dias para se recuperar totalmente de um episódio de sobrecarga sensorial. Se você puder, tente reduzir o stress que ocorre mais tarde também.

 8- Ouça a pessoa. 
Eles conhecem a si mesmos e sua sobrecarga. Se eles podem dizer o que eles precisam para se acalmar, preste atenção. Pessoas individuais têm estratégias individuais. Se sua tentativa de acalmar envolve o comportamento que parece bizarro, como balanço, olhando para coisas brilhantes ou outras ações incomuns, não interferira, a menos que realmente seja prejudicial. Às vezes, pessoas bem-intencionadas, tentando ajudar uma pessoa com autismo ou transtorno de processamento sensorial encaixar, irá desencorajar um mecanismo de enfrentamento útil por engano.

Referência: Wiki
Tradução e adaptação: Asperger Autismo Brasil
Link:  facebook.com/saautismobrasil
fotos: google imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário