quarta-feira, 6 de agosto de 2014


Então tá...depois de 4 anos pós diagnóstico e 3 anos de intervenção (Son-Rise, dietas especiais, biomédico, homeopatia, etc), vamos ao balanço:
I- Fase do diagnóstico. Depressão, revolta, luto. O filho "idealizado", o único filho homem que vc teve pode ter uma condição irreversível, incurável.
II- Fase de aceitação: você precisa aceitar para conviver bem com o autismo e ter forças para ajudá-lo a se desenvolver. Pai e mãe tem uma FORÇA EXTRAORDINÁRIA para isso!
III- Abordagens, metodologias? Qual seguir? ABA, PADOVAN, PECs, TEACCH, psicóloga comportamental, terapeutas do desenvolvimento. Institucionalizar?
IV- Pesquisas na internet sobre o que é o autismo. Contato com outros pais e mães do mundo inteiro. Descobre-se que existe uma esperança de desenvolvimento sem os métodos psiquiátricos convencionais, sem as medicações controladas e tarja preta.Descobre-se que o BRASIL está 40 anos atrasado no tratamento de autismo. JESUS!!
V- Pesquisa...Pesquisa...pesquisa...
VI- Exames, testes, exames e mais exames!!!
VII- Você escolhe a abordagem terapêutica ou relacional mais adequada a sua criança. Você escolhe o tratamento biomédico ao invés do psiquiátrico para ajudar a sua criança.
VIII- Com o tempo, você vai conhecendo muitas outras famílias, muitas outras crianças...NENHUMA É IGUAL A OUTRA!Embora possuam sinais e sintomas semelhantes, nem todas respondem da mesma forma a um determinado tratamento.
IX- Você conhece várias pessoas e várias "bandeiras" dentro do autismo: a bandeira de que o autismo "é um jeito de ser" , a bandeira de que " o autismo é curável e tratável", a bandeira do "amo meu filho do jeito que é, não preciso mudá-lo", a bandeira "dos direitos dos autistas", a bandeira da "homeopatia CEASE", a bandeira do "MMS", a bandeira do "B12", a bandeira da dieta "SGSC", a bandeira do "Biomédico DAN!", a bandeira da quelação "AC Adam Cutler", a bandeira "Yasko", a bandeira "GAPS", a bandeira "SCD - carboidratos específicos", a bandeira "Risperidona", a bandeira " PADOVAN", a bandeira "ABA", a bandeira "Floortime", a bandeira "Son-Rise"...e o melhor: dentro de cada bandeira erguida, as pessoas realmente acreditam nela e fazem dela uma ideologia de vida...e dessa maneira as crianças vão se desenvolvendo, cada uma a sua maneira, cada uma com suas peculiaridades.
X- Você se deslumbra com os casos de "cura" e "reversão" do autismo e aponta para a bandeira que o seu coração pede... e descobre que muita gente também se deslumbra com os casos severos de autismo como orgulho e como uma voz a ser ouvida...cada um fazendo o seu melhor...sendo ouvidos da melhor forma que podem!
XI- Você vê pessoas gastando rios de dinheiro no tratamento de seus filhos...e nada ou pouco acontece...mas estão TENTANDO! E você vê pessoas gastando muito pouco e MUITA COISA ACONTECE!!!Ou vice-versa.
XII- Você descobre que não há um manual, uma RECEITA A SEGUIR! Sim, o autismo é desafiador!!! Ele nos desafia dia após dia...não subestime o autismo, ele é cheio de artimanhas e blefes!! Quando você está indo, ele está VOLTANDO!
XIII- Não existe ROTINA! Cada dia tem a sua história! DEFINITIVAMENTE quando você acha que TUDO VAI ACONTECER, NADA acontece! E quando você acha que NADA VAI ACONTECER, TUDO acontece!
XIV- Tá, você até pode estudar, madrugar, "babar" em cima das ultimas pesquisas e publicações sobre o tema, mas muito daquilo ali não vai funcionar com seu filho...ou vai!!
XV- A gente corre atrás e tira dúvidas com muitos pais mais experientes no assunto, mas também estão o tempo todo buscando respostas para os seus próprios filhos, então você absorve dicas ou as "desabsorve" NO MOMENTO que este pai ou esta mãe posta uma dificuldade ou situação que não consegue controlar...ISSO É FATO!!
Enfim, poderia ficar aqui divagando e comentando A MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL , mas a verdade é que NEM SEMPRE ESTAMOS SEGUROS, NÃO EXISTE UMA RECEITA: ALGUMAS COISAS FUNCIONAM, OUTRAS NÃO!
Mas o principal é que: existem essas pessoas maravilhosas que estão sempre postando suas experiências e comentando conosco a sua história...só assim saberíamos chegar às nossas proprias conclusões..são estes compartilhamentos e relatos de experiências que nos fazem analisar e nos aventuras em nossos caminhos...O NOSSO PRÓPRIO CAMINHO!!! NENHUM CAMINHO É IGUAL AO OUTRO!!
NOSSOS FILHOS SÃO ÚNICOS E MARAVILHOSOS! CADA CRIANÇA É UNICA! CADA FAMÍLIA É ÚNICA! NÃO EXISTE UM MODELO A SEGUIR, MAS SIM CAMINHOS PARA NOS INSPIRAR!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário