quinta-feira, 4 de setembro de 2014

MUSICALIZAÇÃO PARA PESSOAS COM N.E.E.

Ouvir uma melodia pode ser um remédio tão eficaz quanto às fórmulas vendidas nas farmácias. A música faz um bem danado para o bem estar e ainda auxilia no tratamento de muitas doenças – da asma ao câncer, passando por lesões cerebrais. Tudo cientificamente comprovado.
“À música atinge em cheio o sistema límbico, região do nosso cérebro responsável pelas emoções, pela motivação e pela afetividade”. Esse é ponto chave da musicalização: um método que usa o passado sonoro para tratar males de todo tipo. 
Nas pessoas com Necessidades Educacionais Especializados, a música não verbalizada é decodificada no hemisfério direito do cérebro (subjetivo e emotivo). Ela se move até o hipotálamo, e passa para o córtex (responsável pelos estímulos motores e do intelecto).
A musicalização para pessoas com TGD, atinge em primeiro lugar a emoção para depois passar para reações físicas, como o batucar. Dessa forma, a pessoa com TGD consegue interagir com o terapeuta. 
Pacientes que sofreram lesão do lado direito do cérebro, podem ter a percepção melódica comprometida. O tratamento com musicalização, nesse caso, utiliza estímulos sonoros nas adjacências da área lesada, que criará novas conexões cerebrais. 
Participar de uma experiência musical provoca uma série de processos neurofisiológicos e psicológicos identificáveis e desenvolve atitudes motoras, perceptivas e cognitivas que ativam processos afetivos e socialização. Abaixo vocês podem ver o resultado da experiência. 
Aluna SCARLET è assistida no CACESP (Educação Física e Musicalização), SRM na Escola Geraldo Alckmin pelo Profº Silvio César Mariano.


COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ

AGNUS DAY 

REI LEÃO

SCORPIONS - WIND OF CHANGE


AQUARELA - TOQUINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário