quarta-feira, 3 de setembro de 2014

10 dicas para se dar bem com um autista!

POR JAIRO MARQUES

10 dicas para se dar bem com um autista! 

1 – O que eu faço quando meu “brodi” autista começa a bater a cabeça na parede?
 Explique que esse troço dói pra dedéu. Ao autista pode ser permitido quase tudo, menos se machucar ou machucar alguém. É preciso conte-lo, mas sempre buscando as razões desse comportamento para que não aconteça mais.
 2 – Eu vou entender o raciocínio dele ou devo fingir que tá todo mundo louco e beleza?
 O problema é que o raciocínio dele é mais lógico que o seu e é preciso se reprogramar para compreende-lo. Mas é preciso, porque a vida tem que ter lógica! ;)
pensamento
 3 – Quando um autista começa a fazer algo repetidas vezes, devo me afastar pra “não pegar”?
 Ao contrário, devo me aproximar e imitar. Assim ele tem certeza de que alguém entende sua linguagem ou que, pelo menos, tem alguém tão doidinho quanto ele. Ambas as hipóteses servem para estreitar o vínculo.
 4 – Dizem que há autistas inteligentíssimos, por que, então, alguns não falam com a gente?
 Inteligência é a capacidade de se adaptar ao meio. Autistas têm performances cognitivas altas, mas não inteligência alta. Alguns não falam, mas há “mudos” inteligentes, linguagem oral não é medida cognitiva.
 5 – Tenho um colega autista na escola, ele deve ser olhado como café-com-leite ou rola uma amizade?
 Tem que rolar amizade, ele é o cara que vai ensinar matemática, física e tolerância com as diferenças!
amigos
 6 – Autista é meio infantil? Devo falar com ele como se fosse criança?
 Autista é mais responsável que eu, e tem o vocabulário de adulto. Acho que é ele que me acha infantil.
 7 – Autista é meio na dele, né? Tenho que manter distância?
 Autista respeita distância, por isso não se aproxima. Se eu me aproximar com jeito, ele não me larga mais (no bom sentido! ;) ).
 8 – Quando o autista tiver uma daquelas crises de novela, com os pensamentos girando, devo me mandar e chamar o Samu?
 Raramente autista tem crises de novela. Quando tem, é porque o ambiente está ruim pra ele, e vai ficar pior no Samu. Melhor achar o que incomoda e consertar.
ambulancia
 9 – Autista consegue estudar, trabalhar se relacionar ou deve ser guardado na geladeira?
 Autista é gente, ser humano. Pode estudar, trabalhar, namorar, se pintar compreensão do grupo social ao qual pertence.
 10 – É verdade que autista não saca nada de ironia e devo medir as palavras, tipo “tchube”, com ele?
 Se a ironia tiver lógica, autista pesca; se for uma frase com ironia, mas sem lógica, não pesca. Não é que ele tenha medo que vá chover canivetes, ele não sai para ver porque sabe que canivete não cai do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário