sábado, 28 de junho de 2014


Como ensinar o discurso para crianças autistas


Instruções

  1. Estabelecer expectativas realistas. Marcos miliários do discurso não são alcançados durante a noite e, especialmente, não quando a criança tem uma deficiência como o autismo. Paciência e compreensão são a chave ao ajudar uma criança com autismo a aprender o discurso.
  2. Cantar ou sussurrar palavras quando se fala, pessoas autistas muitas vezes consegue entender que as palavras melhor assim.
  3. Ensine substantivos primeiro, desde que as pessoas autistas são conhecidas por serem pensadores visuais e muitas vezes é mais fácil para eles aprender palavras que eles podem associar uma imagem em suas mentes. Começando por aqui é ideal quando eles estão aprendendo e tornando-se confortável com os conceitos básicos de fala e linguagem.
  4. Utilize fixações para mantê-los focados e incorporar a aprendizagem. Não é incomum para crianças autistas tornar-se obcecado em certas coisas. Use isso como uma vantagem quando possível. Por exemplo, se uma criança autista gosta de carros e você está tentando ensinar-lhe uma frase, use um carro como a frase sujeito a mantê-lo interessado.
  5. Ajude a criança a pronunciar sons consonantais, porque dificuldade com isso se sabe que ocorre entre crianças autistas. Por exemplo, a criança pode confundir palavras como “limpar” e “hop”. Nesse caso, é especialmente importante tomar tempo para salientar as consoantes à criança por enunciar esses sons.
  6. Evite longas sentenças e instrução verbal. Manter a linguagem simples e direta enquanto a criança está aprendendo o conceito de expressão verbal.
  7. Muitas vezes, usar flashcards e fotos. Se a criança pode desenvolver uma imagem clara em sua mente para associar as palavras que ela está aprendendo, isso vai ajudá-la se lembrar deles.
  8. Responda de forma apropriada para a criança. Às vezes pode ser difícil para uma criança autista de lembrar as palavras. Eles podem confundir palavras tais como “colher” e “garfo”. Se seu filho pede-lhe para entregar-lhe um garfo e você suspeita que ele na verdade pode significar que ele quer uma colher, dá-lhe um garfo. Se ele se torna frustrado, pergunta se ele quer uma colher e mostrar-lhe o objeto correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário