sábado, 1 de novembro de 2014

Sinais de alerta
Os pais podem detectar alguns sinais de alerta em seu filho, mas isso não quer dizer que caso a mãe perceba alguns desses sinais no seu filho, vai dizer que ele é autista. É dificílimo ou até impossível  detectar o Autismo antes dos dois anos de idade, mas quando a mãe  comenta, pelo menos a metade desses sinais de alerta que ela percebe em seu filho para o pediatra, este profissional pode pelo menos suspeitar de alguma deficiência   neurológica ou mental, e encaminhar a criança para um especialista.
Bebês:
·         Não olham para a mãe, principalmente quando está mamando.
·         Não mamam corretamente, mesmo que a mãe tente colocar o peito na sua boca, o bebê não se interessa muito.
·         Quando estão no colo, a mãe percebe que o bebê não olha pra ela e sim através dela. Geralmente, só mães com muita percepção, sensibilidade e contato íntimo com o bebê, pode perceber esse sinal.
·         Não imitam gestos.
·         Geralmente, não são carinhosos e nem demonstram afeto.
·         Não gostam de colo, nem de muito contato físico e não se aconchegam.
·         Não se antecipa levantando os braços, quando querem colocá-lo no colo.
·         Dificilmente choram.
·         Não são risonhos.
·         Fica muito tempo no berço parado e sem emitir ruídos.
·         Mexem com a cabeça de um lado para o outro e piscam os olhos ao mesmo tempo.
·         Têm dificuldade para engatinhar e andar.
·         Não gostam de brincar.
·         Não ficam surpresos, quando a mãe finge que se esconde e aparece de repente.
·         Apresentam dificuldade para dormir.
·         Pode comportar-se como se fosse surdo.
·         Desde pequenos apresentam hábitos alimentares seletivos, podendo ter restrições quanto à consistência e a qualidade dos alimentos oferecidos. Não gostam muito de mudanças alimentares, nem de novos alimentos acrescentados a sua dieta.
Crianças pequenas até 5 anos de idade:
·         Vêem o mesmo desenho ou filme várias vezes no dia. Quando se tenta  trocar de filme a criança fica brava e agitada, e só se acalma quando volta o mesmo filme ou desenho.
·         Tem dificuldade para expressar necessidades, utilizando gestos  ou apontando para o lugar, ao invés de usar as palavras.
·         Usa as pessoas como ferramenta, por exemplo, para abrir uma porta ou a geladeira, ligar o interruptor de luz, levantar a tampa do vaso sanitário, abrir a porta do guarda-roupa ou da cômoda etc.
·         Aponta e gesticula, em vez de usar as palavras.
·         Repete palavras e frases.
·         Pode não querer falar, ou emite  palavras monossilábicas ou frases curtas.
·         É resistente a mudanças.
·         Não gosta de brincar com outras crianças, fica mais reservada.
·         Não consegue participar de brincadeiras de faz-de-conta ou que usem a imaginação.
·         Pode ficar no mesmo lugar e na mesma posição durante várias horas (geralmente sentada ou deitada na cama imóvel).
·         Não tem real medo do perigo, isto é, uma consciência de situação que envolva perigo.
·         Não gosta de festas.
·         Pode ter procedimentos bizarros, isto é, ficar de cócoras para olhar um objeto, andar na ponta dos pés,  andar numa perna só,  impedir a passagem por uma porta,etc.
·         Age como se estivesse surda.
·         Desenvolve hipersensibilidade a determinados sons, por exemplo, apitos, buzinas, som do telefone, campainhas, gritos, etc.
·         Resiste ao aprendizado.
·         Tem dificuldade para andar, prefere engatinhar. Muitas crianças autistas só começam a andar a partir de 3 a 4 anos de idade.
·         Não gosta muito de ser abraçada e nem demonstra afeto ou carinho com os pais.
·         Pode apresentar movimentos estereotipados: levantar e abaixar os braços; girar as mãos; bater palmas repetitivamente; balançar a cabeça ou o tronco; andar em círculos etc.
·         Pode ter uma acentuada hiperatividade física, que chama atenção, se repetindo várias vezes.
·         Pode  se auto-agredir quando não  consegue o que quer.
·         Tem uma tendência a girar rodas ou hélices dos brinquedos.
·         Gosta de alinhar os brinquedos, ou classificar por cores e tamanhos.
·         Rir em horas inapropriadas, aparentemente sem razão aparente.
·         Gosta de colecionar.
·         Faz muita birra, quando não consegue o que quer.
·         Pode se tornar agressiva e destrutiva quando mudam algum objeto ou brinquedo, do lugar de costume.
·         Tem fixação por um determinado objeto.
·         Mostra-se indiferente e não gosta de se relacionar, ficando sempre pelos cantos e quieta.
·         Tem preferência por uma determinada roupa. Sempre que pode, só usa aquela roupa. 
·         Tem dificuldades para se alimentar.
·         Apresenta distúrbios do sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário