quinta-feira, 29 de maio de 2014

RELATÓRIO


Idéias Para Escrever um ótimo Relatório!

Você pensa
Você escreve
O aluno não sabe
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
É nervoso
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubar
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
É bagunceiro, relaxado, porco
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da família
Aparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobediente
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimulado
Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimado
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social
Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela
Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoísta
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiv


RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO
1º Bimestre - 2012
Nome do aluno: Aluna X

A aluna é portadora de deficiência intelectual acompanhada de deficiência física. A turma é composta por 20 alunos com faixa etária entre 10 a 11 anos. Por ser turma agitada, a aluna Maria Eduarda não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula, causa dor de cabeça da mesma e ela fica nervosa. Atualmente está matriculada no 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental , mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade, pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a sua situação. A mãe parece está confiante na evolução da sua filha no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:
  • Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
  • Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta pouca conservação de memória, tem mais facilidade em memorizar quando se trabalha com músicas.
  • Fornece dados do seu primeiro nome.
  • Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe é perguntado.
  • Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.
  • Percebe-se e vê objetos. No momento não aponta diferenças, dentro do seu campo visual: cores, formas, tamanhas e semelhanças.
  • É capaz de perceber os sons, mas não diferencia os sons das suas identidades.
  • Interage satisfatoriamente com os colegas e professores(humor altera de um dia para outro).
  • Demonstra parcialmente compreensão para ordens simples.
  • Fornece dados de identidade familiar (nome do pai, mãe, irmãos).
  • Possui pouco movimento para uso dos materiais utilizados, como lápis, borracha, dentre outros. Coordenação motora grossa.
  • Possui memória visual e auditiva, chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.
  • Não consegue se ater por muito tempo nas atividades e necessita de interferência do professor para suas dispersões.
  • Está em fase de desenvolvimento na escrita, nível garatuja, partindo para o pré-alfabético.
  • A aluna não consegue se localizar-se com funcionalidade no tempo e no espaço nas situações que fujam do seu entorno.
  • Não domina conceitos de orientação espacial para as vivencias do seu cotidiano.
  • A aluna consegue identificar visualmente as letras A, B,C,D,E e está começando a transcrever seu primeiro nome, mas não assimila som a letra.
Apesar das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel, jogos de memória e jogos de alfabetização. Contudo, ela ainda demonstra grande dificuldade em expressar oralmente, apresenta dificuldades articulatórias, seu vocabulário é bastante restrito, utiliza-se palavras isoladas. A aluna apresenta muito sonolência, devido tomar medicamentos fortes. Demonstra aptidão por atividades que envolvem pintura e adora músicas e mesmo com dificuldades articulatórias canta com um bom domínio de algumas letras musicais, as quais parece conhecer de cor. É relevante dizer que a aluna ainda continua na fase de memória visual não tendo ainda capacidade para usar o raciocínio abstrato que seria a fase da sua idade. Devido as suas limitações , o trabalho na maioria das vezes é feito individualizado com atividades de rotina de acordo com o seu nível, visando um bom desempenho da escolar da mesma.

RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO
2º Bimestre - 2012
Nome do aluno: Aluna X


Com base nos objetivos trabalhados durante o bimestre, foi possível observar que a aluna Maria Eduarda teve um avanço bastante significativo. Observando diariamente o desempenho da mesma foi constatado que demonstrou habilidades em participar das aulas propostas. A aluna está desenvolvendo gradativamente no processo de ensino aprendizagem. Saiu do nível garatuja e está no nível pré- silábico. Maria Eduarda é uma menina inteligente, observadora e perspicaz. Neste bimestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar oralmente, consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário. Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:
  • Apresenta parcialmente um bom desenvolvimento cognitivo, mas tem dificuldades na escrita, contudo com a realização de atividades vem apresentando avanços importantes.
  • Aprecia ouvir histórias;
  • Não faz relação entre o que fala e escreve;
  • Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita através de desenhos;
  • Relata acontecimentos com riqueza de detalhes em situações do cotidiano familiar;
  • Identifica o seu nome e escreve;
  • Identifica o nome dos colegas;
  • Reconhece e escreve as letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M;
  • Tem um pouco de dificuldades em escrever e falar oralmente as letras G, K e M.
  • Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, respeitando o seu limite ampliando a confiança em sua capacidade motora.
  • Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: como brincadeiras com a bola;
  • Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento;
  • Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
  • Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
  • Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
  • Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas, devido o barulho por ser uma turma agitada;
  • Coopera com colegas e professora;
  • Manifesta hábitos sociais(cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
  • Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
  • O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
  • Gosta de desenhar;
  • Interessa-se por diversos recursos artísticos;
  • Manuseia a massa de modelar com interesse;
  • Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.
  • Traz para a classe informações de fontes diversas como TV e rádio;
A aluna as vezes tem ficado um pouco sonolenta, devido os medicamentos que ela toma. É assidua e pontual, gosta de frequentar a escola.



O parecer é sobretudo a imagem de um trabalho.
Ao relatarmos um processo efetivam,ente vivido,naturalmente encontraremos as representações
que lhe dêem verdeiro sentido.”(Jussara Hoffman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário