quarta-feira, 28 de maio de 2014

A consciência fonológica no processo de alfabetização



Sugestões de atividades


Sílabas


-Bater palmas correspondentes aos números de sílabas de palavras e frases.


- Cantar uma música batendo palmas para cada uma das sílabas.


-Recitar um poema marcando com os pés as sílabas.


- Dizer palavras que comecem ou terminem com determinada silaba


- Fazer perguntas que exijam reflexão sobre as sílabas:


Quantos pedaços tem a palavra ‘bola’? Qual palavra vai ficar se eu tirar o ‘co’ de ‘casaco’? E se eu tirar o ‘sa’ de sapato? Qual é o pedaço do meio da palavra ‘castelo’?


- Cantar uma música excluindo determinadas sílabas.


O sapo não “__va” o pé


Não “__va” porque não quer


Ele mora “__” na “__goa”


Não “__va” o pé porque não quer


Mas que chulé!


- Tirar uma sílaba e desenhar o que sobrou:


bolacha soldado


- Dizer palavras que rimem com o próprio nome.


Ex.: Gabriela – panela


Fonemas


- apresentar o som e o movimento produzido por cada letra.


- Fazer perguntas que exijam a reflexão sobre os fonemas:


Quantos sons tem a palavra ‘sala’ ? (segmentar os sons batendo palmas)


Qual o último som da palavra ‘dominó’? (ó)


Qual palavra resta se eu tirar o / l / de ‘luva’? (uva)


- Dizer palavras que comecem com um determinado som.


Ex.: /s/ – sapo, sacola, sorvete, sopa, sino.


- Brincar com parlendas, trocando determinados sons:


O rato roeu a roupa do rei de Roma.


O pato poeu a poupa do pei de poma.


O professor precisa reconhecer quais são as habilidades necessárias para o aluno se alfabetizar e selecionar as atividades que possam colaborar nesse processo.


Rafaela Campos- Equipe de Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário