quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Habilidades de integração sensorial

Dicas de como lidar com a hiperatividade infantil e outros problemas semelhantes.
Sensory Integration Skills
(Habilidades de Integração Sensorial)
Tradução: Luciene Codeço Coelho
is_01O processo sensorial ou integração sensorial, refere-se ao processo em que o cérebro registra, organiza e interpreta a informação, a partir dos nossos sistemas sensoriais (movimento, toque, visão, som, cheiro e gosto). Integração sensorial defeituosa, pode levar o indivíduo, à dificuldades no desenvolvimento emocional e social, na habilidade do cuidado de si próprio, na destreza com as brincadeiras e, também, dificuldade na realização de habilidades motoras, próprias do exercício das atividades comuns.
O sistema tátil ou senso do toque, é o maior sistema. Este sistema nos ajuda a identificar as propriedades dos objetos e nos dá informação do nosso meio ambiente. Consiste de duas áreas: sistema protetor e sistema discriminatório. O sistema protetor é responsável pelo corpo que se retira, automáticamente, ou se defende do toque quando percebido como um mal. O sistema discriminatório prevê informações relativas a tamanho, forma e textura dos objetos no meio ambiente. Atividades táteis nunca deverão ser impostas à força, a uma criança que evita ou teme o estímulo.
Atividades para estimular ou acalmar o sistema tátil:
* Brincar com texturas diferenciadas, como: areia, arroz, feijão, creme de barbear, pintura com os dedos, pudim, massa de modelar, argila, massa de vidraceiro, “gak”, grude, etc.
* Classificar objetos pela textura.
* Identificar objetos pela textura escondendo-os em um saco ou caixa.
* Modelar
* Esconder objetos de texturas variadas.
O sistema de movimento, confia na informação dos receptores do ouvido interno que nos diz onde estamos em relação à gravidade, se estamos em movimento ou parados, quão rápidos estamos nos movendo e a direção que estamos tomando. Isto tudo, trabalha em conjunto com a informação vinda dos músculos, juntas, pele, visão e receptores de audição. Este sistema é importante a medida que nos dá um sentido de espaço e controles de estabilidade de que necessitamos para uma postura ereta, equilíbrio, noção de espaço, estabilidade visual e muitas outras funções automáticas. O sistema é, também importante para a manutenção do nível de iniciativa no sistema nervoso central. Pode ser usado para acalmar-nos ou manter-nos alertas.
Se os níveis estiverem desbalanciados, a criança pode demonstrar reações super-ativas, que é quando ela recebe mais informações do que consegue processar, demonstrando medo das diferentes posições e movimentos, devendo parecer, tais atividades, ameaçadoras para ela. Outras crianças podem demonstrar uma baixa reação, devido ao não processamento de informção suficiente e podem demonstrar crescente necessidade de atividades de movimento e procuraqr este tipo de atividade por elas próprias. Movimentos vagarosos, rítmicos, tendem a acalmar nossos sistemas. Movimentos rápidos, não ritimados, tendem a agitar nossos sistemas. Proporcione sempre um nível de estimulação que seja confortável para a criança.
Atividades para estimular ou acalmar o sistema “vestibular”:
* Balanços, carrossel, gangorra e outro qualquer equipamento de “play ground”
* Gira-gira
* Embalar no seu colo ou balançar sobre uma bola grande, pula-pula, etc
* Pular, rolar, girar
* Balançar em rede ou assemelhado
* Balançar em cadeira de balanço
* Dançar
* Vibração
* Correr, saltar. galopar
* Corrida de carro, corrida de velocípede, corrida de skates
“Proprioception” trabalha, largamente, com nossos sistemas vestibulares. “Proprioception” é a sensação inconsciente de movimento nos músculos e juntas do corpo. Dados deste sistema, nos mostram quando e como os músculos estão se contraindo ou estirando, ou quando e como as juntas estão se dobrando/estendendo ou comprimidas. “Proprioception” ajuda a desenvolver a consciência do corpo, produzindo movimentos suaves e controlados e ajuda no planejamento motor e organização.
Atividades para aumentar os dados “proprioceptivos”:
* Empurrar, puxar objetos como um caminhão, caixa pesada
* Usar o aspirador de pó
* Cavalgar
* Pular em barras de ginástica
* Brincar com colcha ou lençol
* Cadeiras de saco de feijão
* Levantadores
* Patinete
* Rebocador de guerra
O sistema visual usa a retina do olho para obter informação do meio ambiente. A visão trabalha com outros sistemas e, provê a informação necessária para direcionar respostas motoras acuradas. A informação visual no meio ambiente pode, muitas vezes, ser super estímulo para algumas crianças e, outras, podem não receber bastante informação deste meio ambiente.
Atividades para estimular o sistema visual:
* Providenciar objetos de cores quentes e brilhantes. Quanto mais coloridas forem, mais estimulantes serão.
* Luzes brilhantes podem ser estimulantes.
* Prover atividades manuais e jogos com modelos interessantes, brinquedos que acendem.
* Providenciar ítens contrastantes para discriminar.
Atividades para acalmar o sistema visual:
* Usar cores frias com pouco contraste
* Remover estímulos visuais estranhos durante as atividades
* Providenciar jogos e brinquedos com estampas decrescentes, partes móveis limitadas, sem luzes brilhantes.
O sistema auditivo é estimulado quando ondas de ar alcançam os receptores do ouvido. O processo auditivo é a percepção de uma habilidade para entender o que é escutado no meio ambiente. É importante estar ápto para separar, associar e decodificar os sons e ainda lembrar o que foi ouvido. Nossa realização com a linguagem é grandemente influenciada pela habilidade em processar a audio informação.
Atividades para acalmar ou “acordar” o sistemea auditivo:
* Música de batida rápida/distinta que, normalmente, “acorda”, enquanto que música lenta tende a ser mais calmante e organizada.
* Propiciar ambientes reservados se o sistema auditivo estiver super reativo
* Usar tom de voz para “levantar” (tons altos, excitantes) ou, para acalmar (tons calmos, melodiosos)
* Fones de ouvido para controlar a o audio
* Cantar, dançar com música
* Instrumentos musicais
Técnicas Globais de Alerta Sensorial para crianças letárgicas e que demonstrem um nível de baixa atividade. As seguintes atividades podem ser usadas para aumentar a atenção diante de tarefas esperadas:
* Dar à criança uvas geladas ou gelo picado para mastigar
* Proporcionar um “lanche saudável” no meio da manhã ou à tarde, como, por ex.: fruta, queijo, bolachas ou cereal
* Usar luzes claras onde a criança trabalha ou brinca
* Deixar a criança pular num mini “pula-pula” ou se balançar
* Encorajar a criança a se movimentar o mais rápido que puder
* Encher uma piscina com água fresca para a criança brincar
* Deixar a criança tomar um chuveiro fresco ou correr debaixo de um esguicho
* Dar à criança água gelada num copo de canudo ou numa mamadeira
* Encorajar a criança a espirrar água fresca em seu rosto e pescoço
* Brincar de luta com a criança
* Dar uma volta de bicicleta, especialmente em subidas
* Tocar música compassada alta e rápida
* Encorajar a criança a correr
* Permitir a criança mascar chicletes sem açúcar ou, se conveniente, chupar bala dura, sem açúcar
Calma sensorial
Técnicas para acalmar as crianças que são hiper-ativas ou se encontram em nível crescente de atividade. Essas técnicas podem ser usadas para acalma-las antes de iniciar alguma tarefa ou após para desacelera-las:
* Designe uma área onde a criança possa usar como esconderijo, tal como uma colcha sobre uma mesa de jogar cartaas, um canto sossegado, etc.
* Evite apressar ou perturbar a criança tanto quanto possível
* Deixe que a criança se aconchegue ou embale-a, se coloca-la para dormir for uma dificuldade, leia suaves estórias de dormir ou coloque música suave.
* Dê-lhe um banho tépido seguido de uma toalha de massagem e loção.
* Evite TV, ‘”video games” e algazarra antes da hora de dormir
* Lembre-se de que mesmo com algum trabalho voce pode acalmar sua criança e se alcalmar
* Use baixa iluminação
* Encoraje sua criança a ouvir música calma e rítmica com e sem fones de ouvido
* Deixe sua criança, deitar ou sentar em um travesseiro vibrador
* Dê uma volta de carro
* Encoraje a criança a se balançar, lentamente, em uma cadeira de balanço
* Proporcione massagem profunda com loção
* Fale baixo e se mova vagarosamente no ambiente da criança
Fonte:
Rede SACI

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