RELATÓRIO
Idéias Para Escrever um ótimo Relatório!
Você pensa
|
Você escreve
|
O aluno não sabe
|
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
|
Não tem limites
|
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
|
É nervoso
|
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
|
Tem o costume de roubar
|
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
|
É agressivo
|
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja
|
É bagunceiro, relaxado, porco
|
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
|
É largado da família
|
Aparenta ser desassistido pela família, pois…
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
|
É apático, distraído
|
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
|
É mentiroso
|
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
|
É fofoqueiro
|
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
|
É chiclete
|
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
|
É sonso e dissimulado
|
Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
|
É mimado
|
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
|
É deprimido, isolado, anti-social
|
Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
|
É tagarela
|
Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
|
Possui distúrbio de comportamento
|
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
|
É egoísta
|
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiv
|
RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO
1º Bimestre - 2012
Nome do aluno: Aluna X
A aluna é portadora de deficiência intelectual acompanhada de deficiência física. A turma é composta por 20 alunos com faixa etária entre 10 a 11 anos. Por ser turma agitada, a aluna Maria Eduarda não consegue ficar todo o horário dentro da sala de aula, causa dor de cabeça da mesma e ela fica nervosa. Atualmente está matriculada no 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental , mas tem idade cronológica de uma criança de 6 anos de idade, pertence a uma família carente, mas a mãe se preocupa muito com a sua situação. A mãe parece está confiante na evolução da sua filha no âmbito da escola comum e disposta a acompanhar todo o processo educativo. Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que ela não adquiriu todas as habilidades e capacidades previstas em sua fase. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:
- Realiza exercícios de pintura, colagem, recorte, dobradura com interesse e criatividade.
- Participa parcialmente das atividades realizadas em sala de aula. Apresenta pouca conservação de memória, tem mais facilidade em memorizar quando se trabalha com músicas.
- Fornece dados do seu primeiro nome.
- Sua relação de comunicação se estabelece na forma de respostas curtas e com interferência de um adulto apenas para que lhe é perguntado.
- Obedece a comandos simples do seu cotidiano para situações vivenciadas.
- Percebe-se e vê objetos. No momento não aponta diferenças, dentro do seu campo visual: cores, formas, tamanhas e semelhanças.
- É capaz de perceber os sons, mas não diferencia os sons das suas identidades.
- Interage satisfatoriamente com os colegas e professores(humor altera de um dia para outro).
- Demonstra parcialmente compreensão para ordens simples.
- Fornece dados de identidade familiar (nome do pai, mãe, irmãos).
- Possui pouco movimento para uso dos materiais utilizados, como lápis, borracha, dentre outros. Coordenação motora grossa.
- Possui memória visual e auditiva, chama os colegas pelo nome e consegue identificá-los.
- Não consegue se ater por muito tempo nas atividades e necessita de interferência do professor para suas dispersões.
- Está em fase de desenvolvimento na escrita, nível garatuja, partindo para o pré-alfabético.
- A aluna não consegue se localizar-se com funcionalidade no tempo e no espaço nas situações que fujam do seu entorno.
- Não domina conceitos de orientação espacial para as vivencias do seu cotidiano.
- A aluna consegue identificar visualmente as letras A, B,C,D,E e está começando a transcrever seu primeiro nome, mas não assimila som a letra.
Apesar das intervenções pedagógicas como atividades lúdicas, simulações de situações do cotidiano do aluno, atendimento individualizado e a utilização de materiais manuseáveis, tais como: alfabeto móvel, jogos de memória e jogos de alfabetização. Contudo, ela ainda demonstra grande dificuldade em expressar oralmente, apresenta dificuldades articulatórias, seu vocabulário é bastante restrito, utiliza-se palavras isoladas. A aluna apresenta muito sonolência, devido tomar medicamentos fortes. Demonstra aptidão por atividades que envolvem pintura e adora músicas e mesmo com dificuldades articulatórias canta com um bom domínio de algumas letras musicais, as quais parece conhecer de cor. É relevante dizer que a aluna ainda continua na fase de memória visual não tendo ainda capacidade para usar o raciocínio abstrato que seria a fase da sua idade. Devido as suas limitações , o trabalho na maioria das vezes é feito individualizado com atividades de rotina de acordo com o seu nível, visando um bom desempenho da escolar da mesma.
RELATÓRIO INDIVIDUAL DO ALUNO
2º Bimestre - 2012
Nome do aluno: Aluna X
Com base nos objetivos trabalhados durante o bimestre, foi possível observar que a aluna Maria Eduarda teve um avanço bastante significativo. Observando diariamente o desempenho da mesma foi constatado que demonstrou habilidades em participar das aulas propostas. A aluna está desenvolvendo gradativamente no processo de ensino aprendizagem. Saiu do nível garatuja e está no nível pré- silábico. Maria Eduarda é uma menina inteligente, observadora e perspicaz. Neste bimestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar oralmente, consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário. Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual. Quanto ao seu desempenho e atuação em sala de aula, pode constatar:
- Apresenta parcialmente um bom desenvolvimento cognitivo, mas tem dificuldades na escrita, contudo com a realização de atividades vem apresentando avanços importantes.
- Aprecia ouvir histórias;
- Não faz relação entre o que fala e escreve;
- Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita através de desenhos;
- Relata acontecimentos com riqueza de detalhes em situações do cotidiano familiar;
- Identifica o seu nome e escreve;
- Identifica o nome dos colegas;
- Reconhece e escreve as letras A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M;
- Tem um pouco de dificuldades em escrever e falar oralmente as letras G, K e M.
- Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, respeitando o seu limite ampliando a confiança em sua capacidade motora.
- Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: como brincadeiras com a bola;
- Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento;
- Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
- Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
- Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
- Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas, devido o barulho por ser uma turma agitada;
- Coopera com colegas e professora;
- Manifesta hábitos sociais(cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
- Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
- O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
- Gosta de desenhar;
- Interessa-se por diversos recursos artísticos;
- Manuseia a massa de modelar com interesse;
- Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.
- Traz para a classe informações de fontes diversas como TV e rádio;
A aluna as vezes tem ficado um pouco sonolenta, devido os medicamentos que ela toma. É assidua e pontual, gosta de frequentar a escola.
“O parecer é sobretudo a imagem de um trabalho.
Ao relatarmos um processo efetivam,ente vivido,naturalmente encontraremos as representações
que lhe dêem verdeiro sentido.”(Jussara Hoffman)
Nenhum comentário:
Postar um comentário