A consciência fonológica no processo de alfabetização
Sugestões de atividades
Sílabas
-Bater palmas correspondentes aos números de sílabas de palavras e frases.
- Cantar uma música batendo palmas para cada uma das sílabas.
-Recitar um poema marcando com os pés as sílabas.
- Dizer palavras que comecem ou terminem com determinada silaba
- Fazer perguntas que exijam reflexão sobre as sílabas:
Quantos pedaços tem a palavra ‘bola’? Qual palavra vai ficar se eu tirar o ‘co’ de ‘casaco’? E se eu tirar o ‘sa’ de sapato? Qual é o pedaço do meio da palavra ‘castelo’?
- Cantar uma música excluindo determinadas sílabas.
O sapo não “__va” o pé
Não “__va” porque não quer
Ele mora “__” na “__goa”
Não “__va” o pé porque não quer
Mas que chulé!
- Tirar uma sílaba e desenhar o que sobrou:
bolacha soldado
- Dizer palavras que rimem com o próprio nome.
Ex.: Gabriela – panela
Fonemas
- apresentar o som e o movimento produzido por cada letra.
- Fazer perguntas que exijam a reflexão sobre os fonemas:
Quantos sons tem a palavra ‘sala’ ? (segmentar os sons batendo palmas)
Qual o último som da palavra ‘dominó’? (ó)
Qual palavra resta se eu tirar o / l / de ‘luva’? (uva)
- Dizer palavras que comecem com um determinado som.
Ex.: /s/ – sapo, sacola, sorvete, sopa, sino.
- Brincar com parlendas, trocando determinados sons:
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
O pato poeu a poupa do pei de poma.
O professor precisa reconhecer quais são as habilidades necessárias para o aluno se alfabetizar e selecionar as atividades que possam colaborar nesse processo.
Rafaela Campos- Equipe de Pedagogia
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