domingo, 11 de janeiro de 2015


PROJETO CARNAVAL

Público alvo: Educação infantil e Ensino fundamental
Período:


APRESENTAÇÃO
Considerando-se o carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da cultura brasileira e levando em conta sua importância como símbolo de identidade nacional, esse projeto busca desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.


O projeto tem como foco trabalhar a interdisciplinaridade do carnaval numa perspectiva de reconstrução do conhecimento, aliado aos recursos tecnológicos, como ferramenta fundamental para a socialização do conhecimento, disseminando informações e culturas e, sobretudo não apenas transmitir, mas reconstruir o conhecimento através da interdisciplinaridade.
Trabalhar o carnaval de forma interdisciplinar envolve a contextualização do conhecimento, evocando fatos da via pessoal, social e cultural, principalmente o trabalho e a cidadania.


Este projeto tem o intuito de ir além da simples justaposição de disciplinas, contando com a participação de educadores e educandos para que ambos possam interagir em busca de objetivos comuns.


OBJETIVO GERAL


Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma nova visão do carnaval sob prismas distintos.


Proporcionar aos educandos de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando novas ações.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS


v Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
v Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
v Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
v Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
v Desenvolver o gosto pela leitura;
v Trabalhar o raciocínio e a memória;
v Desenvolver a linguagem oral e escrita;
v Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
v Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
v Estimular o ritmo;
v Despertar e educar a atenção e a observação;
v Proporcionar liberdade de auto-expressão;
v Possibilitar habilidades com as mãos;
v Desenvolver o espírito criador.


CONTEÚDOS


v O carnaval
v Linguagem oral e escrita
v O fazer artístico
v Apreciação musical
v Expressividade
v Equilíbrio e coordenação
v Estatística
v DST’s
v Efeito de bebidas e drogas




ESTRATÉGIAS


v Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
v Pesquisa
v Dança
v Desenho
v Pintura
v Jogos diversos
v Recorte e colagem
v Vídeos
v CD’s
v Máscaras
v Oficinas de máscaras e fantasias
v Murais informativos


CULMINÂNCIA


Desfile de máscaras – 6º anos
Desfile de fantasias – 7º anos
Apresentação do Olodum – 8º anos
Apresentação do frevo – 9º anos
Apresentação – G4
Apresentação – 1º ano
Apresentação – 5º ano
Baile


AVALIAÇÃO


Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL


v LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE:
Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.


v MATEMÁTICA:
Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de drogas.


v ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.


v HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.


v ENSINO RELIGIOSO
O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas. Alguns jovens e adultos, empolgados com esse significado do evento, creditam que é hora de libertar as fantasias, se despojar da censura e se entregar ao sexo sem compromisso e sem conseqüências. O resultado para quem não pratica sexo seguro: doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

Postado por Professora Mery

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