quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

e o seu filho consegue permanecer envolvido numa atividade com outra pessoa antes de precisar de se desligar, fazer sozinho o que quer, etc.

Só se pode trabalhar sobre isto quando se tem um luz verde da criança – i.e., o seu filho está a olhar para si, está envolvido consigo, responde-lhe quando chama pelo nome dele/dela ou quando fala com ele/ela, e não está em ismo (em estereotipia).

Aqui ficam três estratégias para trabalhar no período de atenção interativa do seu filho (quando tem uma luz verde):
1)      Inclua bastantes “coisas boas”. Encontre a parte do jogo ou da conversa de que o seu filho gosta e inclua montes disso.
2)      Volte sempre ao jogo ou atividade. Já alguma vez decidiu não tentar envolver o seu filho num jogo ou atividade específico porque ele/ela pareceu ter “perdido o interesse” da última vez? Não faz mal se sim (a maioria de nós já o fez!), mas lembre-se de que é muito benéfico para o seu filho que você persista em continuar a mesma atividade a partir do ponto onde estava da última vez (a não ser que o seu filho desde o princípio nunca se tenha interessado).
3)      Convide o seu filho de volta para o jogo ou atividade… UMA VEZ. Tão importante quanto estar disposto a retomar uma atividade é estar disposto a não insistir nela. Quando estiver no meio de uma atividade com o seu filho e o vir a começar a desligar, convide-o a continuar. Uma vez. (Garanta de que faz isto de forma divertida). Se, depois dessa tentativa, o seu filho não responder, é importante deixar de pedir e criar ligação através do joining (unindo-se), sendo de trato amigável, etc.

Eu falo sobre isto com muito mais detalhe no Capítulo 8 do meu livro Autism Breakthrough, portanto continue a esticar esse período de atenção interativa!

Raun K. Kaufman
Diretor da Global Education
Autism Treatment Center of AmericaTM
Autor, Autism Breakthrough

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