ROTEIRO para avaliação e diagnóstico psicopedagógico
1) Entrevista inicial ( Sara Paim- Motivo da Consulta – slides) – SAMPAIO – CHAMAT) - Slides
2) Hora do jogo – Sara Paim (slides), CHAMAT – Alícia Fernandes
3) Sessão EOCA com o sujeito ( Entrevista Centrada na Aprendizagem) – modalidade diferenciada da hora do jogo – slides SAMPAIO - CHAMAT
4) Provas Projetivas ( ver slides e ver nos livros JORGE VISCA, SAMPAIO E CHAMAT)
4.1 Pareja Educativa
4.2 Par Educativo Familiar
4.3 Desenho da família
4.4 Desenho da figura humana
4.5 Desenho Livre
4.6 O “Eu ideal e real”
4.7 Situação agradável e desagradável
5) Provas Operatórias ( Piaget) - SAMPAIO
5.1Pequenos conjuntos discretos de elementos
5.2 Superfície
5.3 Líquido
5.4 Matéria
5.5 Peso
5.6 Volume
5.7 Comprimento
5.8 Seleção e classificação
6) História Vital ( Sara Paim, SAMPAIO, CHAMAT)
7) Provas pedagógicas – outros testes – SAMPAIO
7.1 Caderno
7.2 Leitura silenciosa e oral
7.3 Escrita – atividades com pequenos textos
7.4 Cálculo
7.5 Sequência lógica
7.6 Consciência fonológica ( Sônia Moojen)
8) OBSERVAÇÃO NA ESCOLA – Eulália BASSEDAS
9) CORPO – SAMPAIO e todo material da outra disciplina que tiveram sobre o corpo.
8.1 Coordenação motora fina; viso-motora; lateralidade
8.2 Esquema corporal
8.3 Orientação temporal
8.4 Orientação espacial
9) JOGOS- LINO DE MACEDO ( slides) e TÂNA MARA GRASSI ( oficinas psicopedagógicas)
10) DSM-IV para avaliar TDAH – SAMPAIO – Luís Augusto Rohde Atenção Hiperatividade. O que é? Como ajudar? Artmed
11) Devolução oral e escrita – ver em SAMPAIO
REFERÊNCIAS:
BASSEDAS, Eulália. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHAMAT, Técnicas de diagnóstico psicopedagógico: o diagnóstico clínico. na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.
GRASSI, Tânia Mara. Oficinas psicopedagógicas. Curitiba: IBPEX, 2008.
MACEDO, Lino. Quatro cores, senha e dominó.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
PAIM, Sara. Diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1992
ROHDE, Luís A. Transtorno de déficit de atenção, hiperatividade: o que é, como ajudar? Porto Alegre: Artmed, 1999.
SAMPAIO, , Simaia. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
VISCA, Jorge. Técnicas Projetivas.
imkts
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