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A criança com autismo precisa de previsibilidade no seu dia a dia: o que irá acontecer, quais atividades irá fazer, ser haverá algo diferente. A antecipação dos acontecimentos faz com que ela se sinta segura, saiba seus objetivos e o que os outros esperam que ela faça. Essas crianças por si só, têm dificuldades em gerenciar seu tempo e se planejar.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014


Autismo no Brasil - Tribuna do Autista  Síndrome de Asperger - Autismo.
Agora mesmo · 
::Veja só! Minha orientação é visual 

Uma criança autista pode ter uma necessidade enorme de receber dicas visuais. Muitos indivíduos com autismo pensam por meio de imagens, e não de palavras. Sua principal linguagem é pictórica, e não verbal. Uma criança pode ter uma linguagem expressiva mínima, mas será que somos tão arrogantes, ou tão ingênuos, a ponto de achar que isso significa que ela não tem pensamentos, opiniões, preferências, ideias ou crenças? 

Essa criança autista pode esta convertendo suas experiências de vida em imagens mentais. Essa linguagem não é menos legítima do que a que você usa para falar, e é ela que você deve usar se quiser chegar até ele e ensiná-lo de uma maneira que produza resultados significativos.

A capacidade de comunicar-se, expressar-se e sentir-se ouvido é fundamental para o funcionamento sadio de toda e qualquer criança. Sem um meio de comunicação eficaz, uma criança com orientação visual que é continuamente pressionada a se adaptar a um mundo com orientação verbal se sentirá ignorada, sitiada e oprimida. O que podemos fazer para que ela não se isole?

Podemos criar um quadro visual. Usar estratégias visuais, para ajudar a criança a realizar uma rotina diária na escola e em casa é um dos primeiros recursos.
Porque o quadro visual?

! – proporciona a estrutura e previsibilidade essenciais para a criança com autismo. Se ela souber o que acontecerá em seguida, ficará livre para se concentrar na tarefa ou atividade que está realizando no momento, sem ansiedade, sem se preocupar com o que terá de fazer depois e quando terá de fazer.
2 – fornece uma base, uma fonte sistemática de informações que faz com que a criança confie que os eventos vão se desenrolar de maneira lógica, e ela se sente segura nessa rotina. 
3 – Reforça a estratégia “primeiro... depois” para lidar com as tarefas menos prazerosas. “primeiro você resolve oito problemas de matemática; depois, pode ficar cinco minutos no computador”. Isso ajuda a criança a sentir-se motivada, em vez de evitar ou adiar a obrigação.
4 – aumenta a capacidade de ela fazer suas tarefas e realizar sozinha a transição entre as atividades.
5 – ajuda a reduzir a rigidez de pensamento e a inflexibilidade que costumam caracterizar o autismo. À medida que a acriança adquirir mais confiança na sua independência, você poderá inserir alguns itens inesperados na agenda dela sob a forma de várias atividades, ou então uma interrogação, indicando uma atividade surpresa.
6- pode incorporar o desenvolvimento de habilidades sociais. O quadro pode incluir uma “brincadeira (ou leitura) com um colega de classe” com cinco minutos de duração ou “dizer ou dar adeus com a mão a três pessoas”.

Tudo isso desenvolve e reforça a capacidade da criança autista a compreender e atender às expectativas daqueles que o cercam.
Do mesmo modo que nem todos os calendários são iguais, os quadros visuais também não o são. O elemento comum é a natureza sequencial. Além disso, o tamanho, a portabilidade e o estilo de representação variam infinitamente.

Postado por Mariano às 03:59
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O autismo é uma disfunção global de desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação de um indivíduo. Por englobar diferentes graus de comprometimento, e indicando diferentes caminhos (embora não se saiba exatamente o que faz uma pessoa ser autista ou não), é muitas vezes chamado de desordem do espectro autista, ou seja: é um conjunto de anormalidades de interação social. As três principais formas são: autismo, síndrome de Asperger e transtorno invasivo do desenvolvimento não-especificado.


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