terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Comportamento: uma linguagem difícil de ler




O Autismo é um transtorno que faz jus a esta definição, ele realmente transtorna as nossas vidas, nos inunda de incertezas, nos mostra como somos frágeis e ao mesmo tempo revela uma força desconhecida até então. Vai levar tempo para aprendermos a nos adequar, mas vamos conseguir e, então, os desafios vão se renovar e nos exigir um pouco mais. Vamos crescendo, nos sentindo muito fortes depois de ver que vencemos mais uma etapa, mas nos sentindo fracos e impotentes quando estamos dentro da situação, esse é o pior momento.
Quando tudo se acalma, nossa admiração pela pessoa com Autismo cresce ainda mais. Afinal, é o autista o mais impactado, o mais forte, o que mais nos ensina. Ao final de mais uma etapa, por mais que a gente reconheça a beleza de ser aprendiz, não há como negar que esta palavra: transtorno, define nossas vidas em muitos momentos.
Se durante toda a vida o autista se vê em meio a turbilhões de emoções não verbalizadas, o que dirá na adolescência? Nós que estamos por perto e vivemos os nossos próprios turbilhões provocados, ou não, pelo transtorno, vamos lidar com o maior de todos os desafios que é ver a pessoa que amamos sofrer e usar o comportamento como fala para pedir ajuda e depender de nossa interpretação para conseguir ser ajudado. Como todos bem sabemos, comportamento é uma linguagem difícil de interpretar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário