sexta-feira, 22 de abril de 2016

Tratamentos - Apoio Pedagógico

Essa é uma área dentro do Projeto Amplitude que não se restringe apenas aos transtornos do desenvolvimento, mas abrange também as dificuldades escolares nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Nosso foco nesse trabalho será dar reforço escolar e desenvolver as habilidades necessárias para que a criança apresente um bom rendimento escolar e acima de tudo sinta-se capaz e motivada a realizar as atividades acadêmicas. Promover o sucesso individual nas atividades escolares transforma a criança em um verdadeiro aprendiz.
Trabalhamos com um modelo de intervenção cognitivo conhecido por PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) que faz a correção das funções cognitivas. Mas o que são as funções cognitivas? São os processos estruturais mentais utilizados na elaboração de respostas, agrupamento e seleção de informações, e a partir daí percebermos as situações e nos posicionarmos frente a elas, em poucas palavras é o “nosso jeito de pensar”. Muitas vezes na correria nos tornamos desatentos ou esquecidos e na escola as crianças constantemente dizem ter esquecido de copiar toda a lição ou do branco na hora da prova, mas para tudo isso há uma correção e é nisso que trabalhamos.
No dia a dia nos confrontamos com inúmeras situações onde necessitamos utilizar os conhecimentos e experiências adquiridas e adaptá-los a uma nova realidade, mas nem sempre possuímos tal habilidade. Muitas vezes, a preocupação é a de passar conhecimento e não somos ensinados a aprender a aprender. Nossa intenção é a de formar aprendizes que saibam buscar o conhecimento nas diferentes fontes oferecidas: livros, sites, revistas, televisão, entre outros.
O PEI em seus instrumentos foca a correção das funções cognitivas através de exercícios com variados e crescentes graus de complexidade e abstração que ampliam o interesse e a motivação a dos indivíduos. A partir dessa intervenção o sucesso escolar é uma consequência.
A crença que fundamenta nossa prática é a que “Todo mundo pode aprender!” basta entendermos e corrigirmos o processo de entrada dos estímulos e a elaboração das respostas através da intervenção levando o aluno a refletir sobre suas hipóteses de respostas, melhorar a interiorização da conduta adequada de comportamento e o orientar na elaboração dos diversos elementos de seu pensamento. Nossa experiência demonstra os ganhos cognitivos nos alunos que passam pelo programa.
Também podemos estabelecer parceria com as escolas das crianças atendidas no Projeto Amplitude, orientando os educadores e adaptando materiais para as crianças.
Nosso papel é despertar as crianças para a aventura que é aprender…

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