e o seu filho consegue permanecer envolvido numa atividade com outra pessoa antes de precisar de se desligar, fazer sozinho o que quer, etc.
Só se pode trabalhar sobre isto quando se tem um luz verde da criança – i.e., o seu filho está a olhar para si, está envolvido consigo, responde-lhe quando chama pelo nome dele/dela ou quando fala com ele/ela, e não está em ismo (em estereotipia).
Aqui ficam três estratégias para trabalhar no período de atenção interativa do seu filho (quando tem uma luz verde):
1) Inclua bastantes “coisas boas”. Encontre a parte do jogo ou da conversa de que o seu filho gosta e inclua montes disso.
2) Volte sempre ao jogo ou atividade. Já alguma vez decidiu não tentar envolver o seu filho num jogo ou atividade específico porque ele/ela pareceu ter “perdido o interesse” da última vez? Não faz mal se sim (a maioria de nós já o fez!), mas lembre-se de que é muito benéfico para o seu filho que você persista em continuar a mesma atividade a partir do ponto onde estava da última vez (a não ser que o seu filho desde o princípio nunca se tenha interessado).
3) Convide o seu filho de volta para o jogo ou atividade… UMA VEZ. Tão importante quanto estar disposto a retomar uma atividade é estar disposto a não insistir nela. Quando estiver no meio de uma atividade com o seu filho e o vir a começar a desligar, convide-o a continuar. Uma vez. (Garanta de que faz isto de forma divertida). Se, depois dessa tentativa, o seu filho não responder, é importante deixar de pedir e criar ligação através do joining (unindo-se), sendo de trato amigável, etc.
Eu falo sobre isto com muito mais detalhe no Capítulo 8 do meu livro Autism Breakthrough, portanto continue a esticar esse período de atenção interativa!
Raun K. Kaufman
Diretor da Global Education
Autism Treatment Center of AmericaTM
Autor, Autism Breakthrough
Só se pode trabalhar sobre isto quando se tem um luz verde da criança – i.e., o seu filho está a olhar para si, está envolvido consigo, responde-lhe quando chama pelo nome dele/dela ou quando fala com ele/ela, e não está em ismo (em estereotipia).
Aqui ficam três estratégias para trabalhar no período de atenção interativa do seu filho (quando tem uma luz verde):
1) Inclua bastantes “coisas boas”. Encontre a parte do jogo ou da conversa de que o seu filho gosta e inclua montes disso.
2) Volte sempre ao jogo ou atividade. Já alguma vez decidiu não tentar envolver o seu filho num jogo ou atividade específico porque ele/ela pareceu ter “perdido o interesse” da última vez? Não faz mal se sim (a maioria de nós já o fez!), mas lembre-se de que é muito benéfico para o seu filho que você persista em continuar a mesma atividade a partir do ponto onde estava da última vez (a não ser que o seu filho desde o princípio nunca se tenha interessado).
3) Convide o seu filho de volta para o jogo ou atividade… UMA VEZ. Tão importante quanto estar disposto a retomar uma atividade é estar disposto a não insistir nela. Quando estiver no meio de uma atividade com o seu filho e o vir a começar a desligar, convide-o a continuar. Uma vez. (Garanta de que faz isto de forma divertida). Se, depois dessa tentativa, o seu filho não responder, é importante deixar de pedir e criar ligação através do joining (unindo-se), sendo de trato amigável, etc.
Eu falo sobre isto com muito mais detalhe no Capítulo 8 do meu livro Autism Breakthrough, portanto continue a esticar esse período de atenção interativa!
Raun K. Kaufman
Diretor da Global Education
Autism Treatment Center of AmericaTM
Autor, Autism Breakthrough
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