Brincadeiras proprioceptivas agrupadas em 10 ítens
Brincar sentindo o corpo!
Que este corpo esteja bem para viver bem!
O primeiro passo é valorizar a importância dos sentidos em nossa vida. Eles são a base do desenvolvimento e aprendizagem. Os primeiros movimentos, a pausa, os ajustes, das partes e do todo, o tônus sendo alimentado pelas sensações em via de mão dupla...aliás, múltipla. Diversos sentidos se retroalimentando para formar o substrato do conhecimento do que somos formados. Como o tônus pode se regular, como o movimento pode ser graduado, dirigido e refinado. Como as informações sensoriais podem influenciar o estado de alerta e atenção. Todos estes aspectos são contemplados por um bom funcionamento do sistema proprioceptivo integrado aos outros sistemas sensoriais, principalmente o tátil e vestibular.
Saiba mais sobre propriocepção
Por isso é tão importante propiciar oportunidades que a criança brinque nos diferentes planos, com intensidades e direções de movimentos, em situações para diferentes ajustes de tônus e percepção do corpo para conhecimento de si e em conexão com o coletivo. Isto irá ajudar a criança nos diferentes contextos nas habilidades psicomotoras, pedagógicas e sociais.
Por ora vou elencar algumas brincadeiras que têm forte incentivo à propriocepção, mas deve ser considerado que não há brincadeira que isole um só sentido. Algumas são mais evidentes de propriocepção e tátil, outras propriocepção e vestibular. Vamos considerar que o processo de Integração Sensorial é dinâmico e multissensorial.
Coloco também links de outras postagens relacionadas ao tema.
Aviso aos brincantes: a criança precisa estar envolvida e gostar da brincadeira!!!
1- "Sanduiche" de gente - envolva a criança com almofadas, cobertor ou como no caso desta foto um grande almofadão cheio de bichos de pelúcia macios e/ou almofadas.
Que seja macio, preciso e dê um sentido de continuidade do território corporal.
Que seja lúdico: a criança é o recheio e você irá passar a maionese no cachorro quente, ou o requeijão no pão. Amasse, faça toque com pressão profunda contínua, mexa e remexa. Eles adoram!
Provoque respostas da criança como sair se movimentando, querer ficar quieto, pedir mais.
Esta brincadeira estimula no mínimo o sistema tátil e proprioceptivo a depender da intensidade e movimento.
Há crianças que precisam de muito estímulo para sentir o corpo e entrar no estado de autorregulação por meio de estímulos proprioceptivos e táteis. Nestas situações deve se ter critérios a depender do Perfil Sensorial e ser supervisionado por um adulto para a segurança da criança. Consulte um especialista em Integração Sensorial para saber mais.
2- Esticar o corpo. Use tecidos elásticos para oferecer resistência e provocar situações diferentes de amplitude e intensidade de movimento nas articulações. Incentive o espreguiçar. Sempre!
Mais uma ideia de brincadeira
A seguir brincadeiras para estimular as diferentes formas de contato entre as articulações e uso das cadeias musculares vivenciando os graus de regulação de tônus, manejo do corpo no espaço e tempo, de forma lúdica. Além de estimular a propriocepção estas brincadeiras podem regular o estado de alerta e atenção. Vale a pena ser experimentado também no ambiente escolar.
3- Pular - em superfícies diferentes: seja no chão, na cama elástica, no colchão, na bola, na brincadeira de corda. Pular amarelinha. Corrida de saco.
4-Subir e pendurar-se - em árvores, em brinquedos de parque, no trapézio, em cordas.
5-Carregar - mochila, objetos pesados de acordo com a possibilidade da criança, no contexto.
6- Empurrar o corpo contra superfícies e com outros corpos.
7- Puxar objetos, brincar de cabo de guerra, puxar água com rodo
Ainda há brincadeiras que colocam em evidência determinadas regiões do corpo com os objetivos semelhantes citados acima.
8- Brincar com os pés. Além das brincadeiras de pular incentive a sentir o contato dos pés com diversos materiais como bambu, sementes, massinha. Faça caminhos sensoriais com brincadeiras de imaginação. Brinque com o equilíbrio, peso, direção e amplitude diferentes dos membros.
Mais sugestões de brincadeiras
9- Brincar com as mãos - além das citadas anteriormente de carregar, empurrar, puxar, pendurar e subir há aquelas em que há descarga de peso ou os membros superiores como suporte do corpo para ação e aquelas para atenção para o uso das mãos refinando a coordenação e dissociação .
Jogos com peteca, jogo de raquete, pingpong
Atividades artísticas como argila, impressão das mãos, apertar tubo de cola e tinta.
A antiga e tão necessária: "Cama de gato". Dica de livro - passo a passo
10- Brincar com a boca - estalar a língua, chupar uma fruta, sugar um canudo de voltas, soprar, mastigar alimentos sólidos e brinquedos orais com pressão intra e extra oral. Uso de vibradores orais.
Será que há relação com a mudança de hábitos dos tempos atuais?
Que tipo de brincadeiras estamos incentivando às crianças?
Leia também - Os sentidos do corpo e significados
Nenhum comentário:
Postar um comentário