A socialização da criança com autismo |
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Enviado em Thu 18 Oct 2012 por Webmaster (1859 leituras) |
Evitam, frequentemente, o contacto social, isolam-se, exibem respostas negativas ou mesmo comportamentos disruptivos. Todas estas características dificultam aos seus pares o convívio e o jogo, mesmo quando estes mostram interesse em brincar com as crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. Não admira, então, que ao longo das leituras realizadas durante a realização deste trabalho, vários foram os autores que referiram a importância da promoção das competências sociais nestas crianças (Kampus, Barbetta, Leonard & Delquadri, 1994; Hays, 1996). Face ao exposto, com esta pesquisa procura-se aprofundar conhecimentos no que respeita à socialização da criança e jovem com Perturbações do Espectro do Autismo. Propomo-nos, ainda, investigar as escolas do concelho de Vila Nova de Gaia, aferindo, para isso, as medidas implementadas pelos agrupamentos no sentido de favorecerem a interacção social dos alunos com Autismo. Pretende-se, ainda, “relembrar” a todos os intervenientes no processo educativo destas crianças, o quão importante é, a promoção das competências sociais nestes alunos para a sua integração na vida em sociedade. Ora, com a concretização futura da parte empírica da nossa investigação, pretendemos, alcançar, assim, um maior conhecimento do mundo das crianças com Autismo e, as medidas adoptadas por estas escolas com o intuito de favorecer a socialização destas alunos, o que poderá conduzir a tentativas de minimização de eventuais problemas sentidos por estas crianças. Esperamos, ainda, ficar a conhecer a realidade efectiva destas escolas no que respeita à adopção de medidas educativas que favoreçam a socialização dos alunos com Autismo e aferir até que ponto todos os intervenientes estão realmente disponíveis para desenvolvimento deste trabalho efectivo. Autor: Monteiro, Irene Cláudia da Silva Oliveira |
A criança com autismo precisa de previsibilidade no seu dia a dia: o que irá acontecer, quais atividades irá fazer, ser haverá algo diferente. A antecipação dos acontecimentos faz com que ela se sinta segura, saiba seus objetivos e o que os outros esperam que ela faça. Essas crianças por si só, têm dificuldades em gerenciar seu tempo e se planejar.
sábado, 26 de julho de 2014
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