Como ensinar o discurso para crianças autistas
Instruções
- Estabelecer expectativas realistas. Marcos miliários do discurso não são alcançados durante a noite e, especialmente, não quando a criança tem uma deficiência como o autismo. Paciência e compreensão são a chave ao ajudar uma criança com autismo a aprender o discurso.
- Cantar ou sussurrar palavras quando se fala, pessoas autistas muitas vezes consegue entender que as palavras melhor assim.
- Ensine substantivos primeiro, desde que as pessoas autistas são conhecidas por serem pensadores visuais e muitas vezes é mais fácil para eles aprender palavras que eles podem associar uma imagem em suas mentes. Começando por aqui é ideal quando eles estão aprendendo e tornando-se confortável com os conceitos básicos de fala e linguagem.
- Utilize fixações para mantê-los focados e incorporar a aprendizagem. Não é incomum para crianças autistas tornar-se obcecado em certas coisas. Use isso como uma vantagem quando possível. Por exemplo, se uma criança autista gosta de carros e você está tentando ensinar-lhe uma frase, use um carro como a frase sujeito a mantê-lo interessado.
- Ajude a criança a pronunciar sons consonantais, porque dificuldade com isso se sabe que ocorre entre crianças autistas. Por exemplo, a criança pode confundir palavras como “limpar” e “hop”. Nesse caso, é especialmente importante tomar tempo para salientar as consoantes à criança por enunciar esses sons.
- Evite longas sentenças e instrução verbal. Manter a linguagem simples e direta enquanto a criança está aprendendo o conceito de expressão verbal.
- Muitas vezes, usar flashcards e fotos. Se a criança pode desenvolver uma imagem clara em sua mente para associar as palavras que ela está aprendendo, isso vai ajudá-la se lembrar deles.
- Responda de forma apropriada para a criança. Às vezes pode ser difícil para uma criança autista de lembrar as palavras. Eles podem confundir palavras tais como “colher” e “garfo”. Se seu filho pede-lhe para entregar-lhe um garfo e você suspeita que ele na verdade pode significar que ele quer uma colher, dá-lhe um garfo. Se ele se torna frustrado, pergunta se ele quer uma colher e mostrar-lhe o objeto correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário