domingo, 31 de maio de 2015

Sugestões

Algumas atividades desenvolvidas na SRM

Trabalhando com software de Comunicação Alternativa


Raciocínio lógico-matemático: cálculo utilizando material concreto


 Escadinha numérica e Carimbos de Unidades, dezenas, centenas e milhar: composição e decomposição de numerais



Desenvolvendo a linguagem e incentivando a escrita de palavras através do lúdico

Noção de quantidade e reconhecimento de numerais até 50



Trabalhando jogos com monitor Touch screen: cálculo mental

Miniaturas e letras móveis para estimular a escrita de palavras para alunos que não estão alfabetizados ainda



Construindo na caixa de areia: estimula a criatividade e estimulação sensorial

Jogo da memória com texturas: estimulação sensorial


Incentivo a leitura de rótulos e embalagens: Jogo da memória de marcas de produtos conhecidos


Atividades psicomotoras com palitos para os alunos reproduzirem: muito legal

Sílabas para composição de palavras

Dominó com figura, palavra e letra inicial

Dominó ampliado com figura e palavra

Trilhas diversas para trabalhar regras e outros assuntos latentes

Alfabeto letra e sinal (LIBRAS)

Trilhas com a ordem alfabética


Escala Cruisenaire: Raciocínio lógico, sequenciação, classificação, seriação, ...






Tux of the Match: Jogo para trabalhar o reconhecimento de numerais, operações matemáticas fundamentai, cálculo mental

Incentivo a escrita e raciocínio lógico formando cruzadinhas com os nomes dos animais


Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas

Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo todas as atividades de forma correta.

As cores e formas geométricas já na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.

Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a atividade.

Passo-a-passo da AtividadeFormas geométricas e cores

Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.




Atividade do Círculo com tampas de pet. A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos representados por cada tampa.





Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.

1ª - comece com uma cor em cada folha separada.


2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha, a diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.



























Veja que foram usados materiais reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma forma de uso didático desses materiais.

Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento 

Dificuldades de Aprendizagem e os problemas relacionados. Silvia P. Ruschel, Maria Alice Fontes-

 O que é aprendizagem?

Existem diversos conceitos sobre o que é aprendizagem, porém, entendemos que pode ser melhor definida como um processo evolutivo e constante, que envolve um conjunto de modificações no comportamento do indivíduo. Existem diversos fatores que são fundamentais para que a aprendizagem ocorra: saúde física e mental, motivação, maturação, inteligência, concentração e memória são alguns deles. Quando algum desses fatores não se encontra ajustado, ou mesmo quando há uma inadequação pedagógica, pode ocorrer uma dificuldade de aprendizagem.

- O que é dificuldade de aprendizagem?
De acordo com a idade cronológica e o desenvolvimento maturacional da criança, espera-se que ela apresente determinados comportamentos e habilidades. Uma dificuldade de aprendizagem – seja ela acadêmica ou não – é definida quando a criança não se ajusta aos padrões de comportamento de outras crianças da mesma faixa etária.

- Quais são as causas das dificuldades de aprendizagem?
Quadros neurológicos como paralisia cerebral, epilepsia, deficiência mental, deficiências sensoriais devem ser sempre investigados.
Problemas com a escola: falta de habilidade do professor, falta de estímulos para a motivação do aluno, defasagem entre o desempenho do aluno e o nível de exigência da escola.
Quadros psicológicos e/ou psiquiátricos: TDAH, depressão, ansiedade, estresse, etc.
A presença de uma dificuldade de aprendizagem não implica necessariamente em um Transtorno de Aprendizagem. Os Transtornos de Aprendizagem compreendem uma inabilidade específica com a leitura, escrita ou matemática em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual. Os transtornos de aprendizagem, como a dislexia, a discalculia, entre outros, interferem no processo de aquisição e manutenção de informações de uma forma acentuada provocando perturbações mais acentuadas no aprender da criança do que as dificuldades de aprendizagem.

- De que forma os problemas emocionais ou psiquiátricos podem interferir no processo de aprendizagem?
A motivação e a atenção são dois fatores imprescindíveis para a aquisição de novos conhecimentos ou comportamentos, e são esses os mais afetados pelos quadros psicológicos/psiquiátricos.
A depressão é a maior responsável pela diminuição da energia e do interesse, levando, conseqüentemente à queda do desempenho escolar.
Já os prejuízos na atenção são provocados por quadros como a ansiedade, o estresse infantil e o TDAH. O sofrimento emocional no qual se encontra a criança ansiosa acaba por impedi-la de prestar atenção nas atividades pedagógicas, isso sem mencionar os casos em que a criança deixa até mesmo de freqüentar a escola.
Com o estresse infantil não é diferente. As manifestações clínicas desse quadro, sejam elas físicas ou psicológicas, não são compatíveis com o processo atencional.
Já o TDAH leva a criança à uma dificuldade extrema em focar a atenção. Crianças com esse quadro não conseguem diferenciar os estímulos que são relevantes daqueles que devem ser descartados, e como conseqüência têm seu processo de aprendizagem bastante prejudicado.

- Como ajudar a criança? Existe tratamento?
Em primeiro lugar, ao ser detectada uma dificuldade de aprendizagem, a criança deve ser avaliada por um profissional, a fim de detectar a causa do problema. Se a etiologia da dificuldade de aprendizagem for algum quadro psicológico e/ou psiquiátrico, é esse problema que deverá ser tratado prioritariamente. Em alguns casos, a dificuldade de aprendizagem tende a ser solucionada à medida que ocorre a superação do problema psicológico e/ou psiquiátrico. Em outros, há a necessidade de um trabalho concomitante ou posterior, referente ao conteúdo pedagógico e as habilidades acadêmicas, para auxiliar a criança de forma mais efetiva. Independente da escolha das estratégias para lidar com o problema, a escola, a família e o psicopedagogo ou psicólogo deverão trabalhar juntos para solucionar a dificuldade da melhor maneira.

Para saber mais sobre:
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): http://www.plenamente.com.br/diagnosticos5.htm

Referências bibliográficas
Ciasca, S. M. (org). Distúrbios de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo , 2003.
Caballo VE, Simón MA. Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: transtornos específicos. São Paulo: Editora Santos , 2005.
Lipp MEN (org). Crianças estressadas: causas, sintomas e soluções. Campinas: Papirus, 2000.
Moojen, S.M.P. Caracterizando os Transtornos de Aprendizagem. In: BASSOLS, A M. S. e col. Saúde mental na escola: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.
Silvares, EFM (org). Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil. Campinas: Papirus, 2000.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Adequação Curricular do tipo Multinível para o 1º Ano do Ensino Fundamental,organizada para uma Criança com Autismo.

Olá, Amigos e Amigas!
Peço desculpas pela ausência. Novamente esse inicio de ano letivo, foi marcado por transformações em minha vida profissional, que exigiram uma parada estratégica para reorganização de ideias.
Bem essa postagem foi preparada no ano passado, visando a eliminação de algumas barreiras na alfabetização de uma Criança que acompanho, com quadro de Autismo, devidamente matriculada na rede regular de ensino.
Gosto de salientar que o objetivo desse espaço, é de subsidiar ações pedagógicas voltadas para o público com Necessidades Especificas, e não oferecer "receitas", pois esse tipo de intervenção é muito pontual e individual, portanto cada caso é um caso!
Nesse caso especifico, para que essas atividades fossem implementadas, foi necessário um conhecimento especifico da Criança, através de uma Avaliação Funcional, da Família com o levantamento da História Vital, da Escola com encontros periódicos com a Equipe Gestora e Docente, com os demais Profissionais Multidisciplinares, pois a Criança é única e temos que alinhar nossas ações.
Todas as atividades propostas nesse trabalho foram organizadas sob minha responsabilidade. Para isso utilizei os seguintes recursos:
* Blocos Lógicos;
* Letras Móveis de diferentes materiais;
* Miçangas;
* Imagens da Internet;
* Massinha;
* Tinta guache.
Cabe lembrar que esse trabalho foi construído com base no Planejamento Pedagógico da Escola Regular, com foco no estímulo sensorial, no caso necessário para facilitar a aprendizagem da Criança.
Espero que gostem e seja útil!
Abraço!
Elaine. 

CIÊNCIAS

EXPERIMENTANDO CORES

( Aqui foi feito um trabalho com os blocos lógicos e as cores primárias. No caso recomendei o uso da figura do circulo.)


VAMOS CONHECER AS CORES?

 ( Aqui pensei na colagem de três blocos lógicos em formato de circulo nas três cores.)




                            
      AZUL              VERMELHO         AMARELO


VAMOS CONSTRUIR O MUNDO DAS CORES?


ESSA É A COR VERMELHA          

 ( Aqui colei um circulo vermelho).



VAMOS PROCURAR FIGURAS COM ESSA COR E COLAR?

( Aqui o objetivo é que na Escola com o auxilio da Professora, a criança procurasse imagens em revistas e livros da cor solicitada.)


PINTE COM O DEDO

( Aqui o objetivo é que a Criança pintasse com o dedo uma imagem de um circulo grande com tinta vermelha. para Crianças com maiores dificuldades motoras é aconselhável o contorno da figura com barbante ou cola quente. Nas demais atividades abaixo o procedimento foi o mesmo, utilizando as peças do bloco lógico nas cores citadas.)





ESSA É A COR AMARELA

                                    
  

                        
                                                AMARELO

PINTE COM O DEDO

  



VAMOS PROCURAR FIGURAS COM ESSA COR E COLAR... 






ESSA É A COR AZUL
                        
                        
                                 AZUL

PINTE COM O DEDO



 VAMOS PROCURAR FIGURAS COM ESSA COR...




 MISTURANDO CORES

VAMOS JUNTAR AS CORES QUE CONHECEMOS?


AGORA É A SUA VEZ... PINTE...


AMARELO                       AZUL                             VERDE



AGORA É A SUA VEZ... PINTE...


AMARELO             VERMELHO                    LARANJA


AGORA É A SUA VEZ... PINTE...


AZUL                             VERMELHO                  ROXO








MAÇÃ
SOL
CÉU



TRABALHANDO COM AS CORES COM MASSA DE MODELAR.









AGORA É SUA VEZ...










SAPO



LARANJA
UVA
TRABALHANDO COM AS CORES COM MASSA DE MODELAR.


AGORA É SUA VEZ..

MISTURANDO CORES


































segunda-feira, 18 de maio de 2015

História com números - Sequência numérica de 0 a 10 com animais.


O galinheiro está todo vazio, a família inteira foi passear ao rio.
história com números
Um galo está escondido atrás da cabaça, porque a D. Raposa anda aí à caça.
história com números
Duas vacas leiteiras param de trabalhar e bebem xarope para a tosse passar.
história com números
Três patos no charco jogam à bola, a ver quem mete golo com o pé ou com a tola.
história com números
Quatro pintainhos vão a patinar. Qual deles será o primeiro a chegar?
história com números
Cinco leitõezinhos estão muito rosados a tomar café, olhem que engraçados!
história com números
Seis ovelhas já um pouco velhinhas, todas reunidas, comiam lentilhas.
história com números
Sete eram as cabras, que grande festança! Vinham dum banquete e encheram a pança
história com números
Oito cavalos foram a galopar até à mercearia, biscoitos comprar.
história com números
Nove touros bravos foram-se esconder só porque faz frio e começou a chover.
história com números
Dez ratinhos espertos, com grandes narizes quando dançam juntos ficam tão felizes!
história com números