sexta-feira, 24 de abril de 2015

Arte
Professora Marcia Lúcia.
Trabalho realizado pelos alunos da APAE Aparecida.







segunda-feira, 20 de abril de 2015



“Tudo começou com um sentimento de gratidão, e depois uma ideia.
Pensei: por que em vez de fazer tudo isso somente para minha filha não faço para mais gente? Seria uma forma de agradecer a Deus todas as condições que eu tive de melhorar a qualidade de vida da Ju.”www.juju.ba
A arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade.

APAE de Aparecida.
Trabalho maravilhoso de Arte da professora Marcia Lucia.













O autismo é definido pela Organização Mundial de Saúde como um distúrbio do desenvolvimento, sem cura e severamente incapacitante. Sua incidência é de cinco casos em cada 10.000 nascimentos caso se adote um critério de classificação rigoroso, e três vezes maior se considerarmos casos correlatados, isto é, que necessitem do mesmo tipo de atendimento (MANTOAN, 1997, p. 13). 

Não concordo com Severamente Incapacitante.
Todos aprendem...




Novas descobertas acerca do Autismo.
"Resumo do Congresso: Já foi descoberta a área atingida no transtorno do espectro do autismo. Desde o nascimento é o Sulco Temporal Bilateral Superior. Em outras palavras são regiões responsáveis pelo instinto de vida, ou seja , olhar para imitar, e para aprender a conviver, região responsável pela habilidades sociais, e linguisticas, procura e manejo. Isso para qualquer aprendizagem faz diferença. Então trabalhar esse eixo, linguagens literal, social,gestual,visual, auditiva, tátil, ou seja, sensorial, para mim, faz toda a diferença.Legal saberem de onde vem, mas precisamos saber onde vamos com a reabilitação.Lobo Temporal é musicalidade, imaginação , linguagem ,categorização, entendimento do mundo e consequentemente exposição da criança a diversas situações. Quanto mais exposição, maior o entendimento do mundo ! Quem faz reabilitação sabe que devemos elencar o que é otimizado no cérebro para tentar restaurar o que há de déficit em regiões cerebrais ainda inconsistentes. É a lei da compensação cerebral. Bora trabalhar pq agora nos deram a área exata, ou seja, vcs não precisam se preocupar com coordenação motora,com estereotipias( pq são compensatórias),mas sim com linguagem, apenas todos os tipos de linguagens, que já é muito! Bom trabalho com amor e dedicação."( Maria Olivia Biava. )
Matemática lúdica na APAE- Aparecida.

As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos...) devem ser vivenciadas pelos educadores. É um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para que afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o outro construa por meio da alegria e do prazer de querer fazer e construir.

















quinta-feira, 16 de abril de 2015

Como Contar Histórias Para Autista

Tem várias formas de contar histórias para autistas. Nesta postagem apresentamos um modelo de contação de histórias desenvolvido por nós, que estamos aplicando com o Ulisses e está dando certo. Um dos desafios de educadores, terapeutas e pais é aplicar atividades que ajudem desenvolver a imaginação dos autistas. Sabemos que eles têm muita imaginação e criatividade, o que precisamos é potencializar essas habilidades com o objetivo de focar no desenvolvimento do faz de conta, que é uma dificuldade deles.O fazer de conta é um salto do real para a abstração, é brincar com o imaginário, é representar contextos sociais, é criar novas regras, é sair de algo preso para a liberdade. Por isso é muito importante ensiná-los a brincar de fazer de conta.

PASSO-A-PASSO DA ATIVIDADE
1º PASSOEsta atividade de contação de história se dá através da montagem de cenário. O aluno é convidado a compor a história colocando as figuras no cenário, composto por personagens e objetos. Cada figura é grudada por velcro para facilitar a ação do aluno, tornando o ato intuitivo. O aplicador da atividade entrega para o aluno uma figura por vez apontando onde colocar cada uma. A cada figura posta no cenário o aplicador da atividade vai contando a história, nomeando os personagens e objetos. 














2º PASSO 
Após a colocação das figuras no cenário, o aplicador entrega os personagens e objetos com base, m por vez, para ele fazer o pareamento com as figuras. Estas imagens com base é colocado atrás da figura em uma linha demarcada (Observe que para cada ponto de velcro, tem uma linha demarcando o lugar que os personagens e objetos devem ser colocados) Neste momento o aplicador de novo conta a história a cada imagem pareada no cenário.


O enredo da história é desenvolvido conforme o objetivo da atividade e nível de necessidade do aluno. Você pode usar as histórias clássicas e outras criadas por você. Escolha temas que tenha personagens que chame a atenção do aluno, pois dessa forma será mais interessante para ele e garantirá o objetivo da atividade.
HABILIDADES DESENVOLVIDASEsta forma de contação de Histórias, com a composição do cenário, ajuda a fazer com que o aluno entenda a história como um processo que tem início, meio e fim. Sabemos que este mecanismo de entendimento do processo que ele participa montando com personagens e objetos da história é uma forma que precisa ser trabalhada aos poucos. Com o passar do tempo ajudará na contação de histórias de forma tradicional.

MATERIAL UTILIZADO 
Feltro na cor opcional, no tamanho da mesa de aplicação (o ideal que esta atividade seja aplicada em uma mesa de atividade para o aluno, de forma que ele fique sentado desenvolvendo-a para não dispersar sua atenção. Você pode substituir o feltro por EVA, papelão, pano ou outro material)


Velcro branco para ser colado no feltro de maneira que tenha uma quantidade de pontos suficientes para as figuras da história e que esteja disposto para uma boa visualização.






Figuras Plastificadas dos personagens e objetos com velcro no verso.








Personagens e objetos colados em EVA com uma base para que fiquem de pé. ( abaix o o modelo de como fica a figura colada na base. os personagens usados nesta atividade foram comprados em kits de aniversários feitos de EVA, com a temática do Toy Story e Cocoricó)
Aqui estar o link de imagens das figuras usadas nesta atividades para você imprimir e colar na base como mostra nesta postagem).
https://picasaweb

Sugestão: Você pode trabalhar com as imagens no computador ou ipad, usando a mesma idéia, a cada imagem você vai cantando e estimulando para ele fazer os gestos.
Obs: Este material deve ser plastificado para garantir uma maior durabilidade. A música está disponibilizada em imagens, em sua maioria, em preto e branco, pois o custo da impressão será menor e você poderá desenvolver atividades de pintura com a criança. Estas imagens foram montadas por nós, em formato de imagens para colorir, portanto imprima e comece a aplicar com seu filho/aluno/paciente.

Não autorizamos blogs, sites e outros meios de divulgação a reproduzirem esta postagem. Nossas postagens estão disponibilizadas a profissionais, pais e a todos de forma gratuita e sem propagandas para serem aplicadas diretamente com autistas e outras deficiências.

Por Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento